quarta-feira, 7 de março de 2012

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Histórias em quadrinhos: imaginação traduzida visualmente para encantar e apaixonar gerações
As HQ começaram como textos humorísticos, mas foi com a ação e a aventura que elas romperam os limites dos jornais e foram publicadas em revistas, livros, cinema, televisão, e outros meios.
Os quadrinhos já foram desprezados, tidos como produções de pouca qualidade, atualmente sabe-se da importância desses textos, porque podem, inclusive, questionar a realidade ali apresentada.
. Em 1895 surge a personagem Yellow Kid, com um panfletário camisolão amarelo, desenhado por Richard Outcault para o New York World, talvez tenha sido o primeiro personagem seriado dos comics. Na época, um dos técnicos impressores do mesmo jornal, Benjamin Ben-Day, sugeriu testar a cor amarela no camisolão. Nesse momento nasciam simultaneamente: os comics como concebemos hoje, com personagens periódicos e seriados; e o termo jornalismo amarelo para designar a imprensa sensacionalista, em busca do sucesso fácil com o público, mais popular e cada vez mais ao alcance da pessoa comum. O camisolão do kid exibia frases panfletárias ou cômicas a cada quadrinho. Todos os personagens viviam em Hogan’s Alley, um típico beco nova-iorquino da época. 
Por volta de 1896, ocorreu a junção da imagem com o verbal, e, dessa forma,  a instauração das HQ como são conhecidas por nós atualmente
 Essas narrativas são constituídas de dois códigos: o icônico e o verbal, os quais se apresentam completamente integrados, criando um único texto. O código icônico, na maior parte das vezes, mostrou-se como preponderante e facilitador da significação. As imagens estão no lugar do objeto real.

. São narrativas, então, pode-se observar elementos: tempo, espaço,
personagens, ações...
 Os textos podem refletir certas realidades, e, a partir daí é possível usar as histórias para discussão.
Alguns heróis da tv  surgiram nos quadrinhos.
As histórias em quadrinhos começaram no Brasil no século XIX, adotando um estilo satírico conhecido como cartuns e que depois se estabeleceria com as populares tiras diárias.
Em 1905 surgiu a revista O Tico Tico, considerada a primeira revista de quadrinhos do Brasil.