quinta-feira, 21 de abril de 2011

Atividade para o 7º ano D

Pessoal, copiem as três questões que seguem no caderno e respondam-nas para corrigirmos na segunda-feira.  Feliz Páscoa a todos. Profª Andreza

 Reconheça as vozes verbais nas seguintes orações:


a) A primavera chegou.
b) Luís foi elogiado pelos professores.
c) A situação piorou muito nestes últimos anos.
d) Mariana cortou-se com o estilete.

 As orações a seguir estão na voz passiva sintética. Reescreva-as na voz passiva analítica.

a) Esperam-se resultados melhores nas provas semestrais.
b) Na olimpíada, utilizaram-se novidades tecnológicas próximas da perfeição.
c) Assim criou-se a lenda.
d) Ouvem-se ruídos estranhos na floresta.
e) Compra-se livro usado.

3) Coloque V ou F levando em consideração a colocação pronominal.

a) ( ) Me empreste R$ 400,00, pago em 2012.

b) ( ) Comprar-te-ei um sorvete se fores passear comigo amanhã.

c) ( ) Nunca fizerem-me uma festa surpresa.

d) ( ) Deixe-nos em paz.

e) ( ) Embora quisessem-me por lá, tive que ir embora.

f) ( ) Me deram um livro novo na palestra.

g) ( ) Devolverão-te os documentos amanhã

Nenhum comentário: