sexta-feira, 1 de abril de 2011

Termos da internet, LOL, OMG e outros entram em nova edição de dicionário britânico

Dizem os filólogos e lingüistas que os idiomas são entidades vivas, em constante evolução. Nesse movimento, velhas palavras caem no esquecimento e somem dos dicionários, dando lugar a outras que surgem graças aos novos hábitos da vida moderna (aliás, existe palavra mais velha do que “moderna”?). Prova disso é a última edição do dicionário Oxford, um dos mais respeitados dicionários da Língua Inglesa: o compêndio adicionou em suas páginas termos que antes ficavam restritos à vida digital, e que aos poucos foram se somando ao discurso cotidiano.
Palavras como cyberbullying, sexting, tweetup, e algumas estranhíssimas como o termo exclusivamente britânico “fnarr, fnarr” (para designar algo com duplo sentido) saíram da Internet e foram eternizadas nas páginas do dicionário.
Outras campeãs de uso na internet, as siglas e LOL, TBH, FYI não só foram adicionadas como ganharam uma categoria específica no dicionário chamada “initialisms” (inicialismos, em tradução livríssima). Mais ainda, foram reconhecidas pela edição como “uma forma mais rápida de digitar, úteis na arena digital quando há um limite de caracteres”.

Nenhum comentário: